A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DOMÉSTICO E CORPORTIVO NO TEMA “ORGANIZAÇÃO PESSOAL”

Quando decidi incluir no meu portfólio os treinamentos para funcionários domésticos ouvi de tudo um pouco, mas muito do que eu ouvi era negativo ou, melhor dizendo, “desacreditado” como resultado. Típico: Desacreditar antes de conhecer o tema à fundo.
A maioria dos comentários foram de pessoas conhecidas que repeliram a ideia logo de cara.

AS FRASES MAIS OUVIDAS SÃO:

“A minha não tem jeito”
“Nem adianta porque ela não aprende nada. Já expliquei mil vezes”
“Ela não está interessada em melhorar”
“Eu treino e aí ela se acha muito melhor e vai embora”

É anormal pensar essas coisas? Não… e Sim! Claro que sim! Há uma culpa também em quem contrata, em quem faz as demandas. As orientações são claras? Elas são as melhores? Você tem tempo de ir no detalhe do detalhe ao pedir alguma atividade? Você tem tempo para explicar?

Quando eu trabalhava no mundo corporativo (de onde tirei muitas bases em conceitos e técnicas para aplicar meus treinamentos agora) eu vivia cotidianamente na área de Humanas e os meus colegas, de vários níveis hierárquicos, sempre reclamavam que as empresas em questão não investiam em treinamento, não ligavam para os funcionários.
Não importava em qual empresa eu estivesse, essa reclamação era comum.

Quando finalmente as empresas resolviam destinar uma parte do budget para os treinamentos internos era uma euforia! Mas uma euforia também causa caos… pois todas as gerências queriam verbas…o famoso “LNT – Levantamento de Necessidades de Treinamento” era imenso, cheio de temas que não faziam sentido, tópicos que não representavam os gaps da equipe e por aí afora.

PARA TREINAR É PRECISO SABER O QUE OFERECER E CONHECER O PÚBLICO ALVO

Treinar por treinar é perder tempo e dinheiro.

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DO TREINAMENTO

  1. Quem está contratando o treinamento tem que verdadeiramente acreditar que é um bom investimento e que receberá frutos positivos dele, mas que também terá que acompanhar o “trajeto” novo…
  2. Quem recebe o treinamento tem que entender que está recebendo um investimento, que o treinamento não é uma correção, é um aprimoramento, uma forma de melhorar aquilo que se faz ou de aprender coisas novas (ou os dois!) e dedicar-se a colocar em prática o que for ensinado, pesquisar, testar, não temer colocar em prática o “novo”.
  3. Tem que haver respeito ao tempo de adaptação. Não é porque um treinando terminou um curso no dia 1 que no dia 2 ele estará expert no novo conhecimento. Há de se ter paciência e apoia! Incentivo é tudo!

NICHOS DE TREINAMENTO

Meu trabalho está dividido em dois nichos bem específicos de treinamento e que possuem conteúdo bastante direcionado:

  1. RESIDENCIAL, onde basicamente atendo funcionários domésticos (homens e mulheres), funcionários de condomínios, grupos fechados dentro de condomínios para um determinado assunto, como Reciclagem, por exemplo e o que houver de necessidade.
  2. CORPORATIVO, onde levo a grupos de diversos níveis hierárquicos a importância da Organização Pessoal e como ela interfere na Organização Profissional. O curso faz o link entre os dois universos. Impossível não sentir a diferença em sí próprio depois de participar.

 

O QUE SE VÊ NOS TREINAMENTOS RESIDENCIAIS

  1. É fácil perceber nos treinamentos residenciais que há uma condição “afoita” dos alunos
  2. São pessoas com muita dificuldade de vida
  3. Todos são gratos (e muito!) em receber ensinamentos
  4. Falam muito, expõem seus medos (é quase uma sessão de terapia, até que possam se sentir verdadeiramente presenteados com os novos aprendizados)
  5. São empolgados para colocar em prática a menor coisa que seja que você ensina.

FUNCIONÁRIOS DOMÉSTICOS APRESENTAM BLOQUEIOS DURANTE O TREINAMENTO?

Sim. A maioria deles tem receio de falar ao empregador que querem mudar algo. Têm medo de perder o emprego se abrirem a boca para sugerir coisas novas (mesmo os mais falantes) e muito menos possuem coragem de corrigir algo que seja feito de forma inadequada. Não é fácil, mas é compensador sim! Depois de treinados sentem-se mais confiantes para fazer o certo, criam uma empatia maior com tudo o que envolve os cuidados com a residência e seus moradores.

MUDANÇAS RAPIDAMENTE PERCEBIDAS

A mudança vem rápido, e vem com o acompanhamento. Com a paciência e o respeito que lhes são devidos para que fixem o que foi apresentado como método de trabalho. É um grupo como qual eu amo trabalhar. São leais! Muito mais do que seus próprios empregadores imaginam. Alguns são reativos (reagem sob qualquer coisa que se coloque em aula, dizem já conhecer tudo, dizem que não vai adiantar nada na casa … ) mas em pouco tempo e com firmeza no que está sendo apresentado eles abraçam a ideia e o conhecimento como nenhum outro grupo de alunos!

QUANDO O TREINAMENTO EM ORGANIZAÇÃO É NO AMBIENTE CORPORATIVO…

No grupo Corporativo aparentemente é mais simples (#sóquenão). Falar sobre organização pessoal sempre é divertido, mas isso só ocorre  depois que se ultrapassa a resistência inicial, uma vez que poucas são as pessoas que se sentem desorganizadas (elas descobrem isso no curso!).

Durante o treinamento eles aprendem o quanto podem ganhar de tempo para sí próprios se adotarem certas práticas. Quem não gosta de ter um tempo sobrando para fazer o que quiser? Em quaisquer dos casos o que recebo de retorno é que ninguém mais ficou como era antes de ser treinado em ORGANIZAÇÃO.

Organização muda a vida! e isso não é uma frase jogada. Ela é comprovável.

Há três respostas para a entrega do meu trabalho: Sim! Não! e… Uau!!!!
e acredite: o “uau” é o meu objetivo!

Entre em contato e comprove!

Chris Craveiro

(11) 98339-6991

contatochriscraveiro@gmail.com