Muitas pessoas que conheço adoram estar com amigos em casa, mas não querem ter trabalho.
É compreensível, pois com a semana agitada e pouco tempo para cuidar de sí mesmo, pensar em receber pessoas em casa já vira sinônimo de cansaço adicional (e despesa extra a ser considerada).
O que servir? Quanto desembolsar? Como faço com a louça suja depois e a bagunça pela casa? Minha casa não tem tanto espaço…
Minha funcionária está de folga nesse dia… Não sei fazer nada… Nossa! Inúmeros são os argumentos quando estamos inseguros!
Porém, o que não pode ser esquecido é que ao recebermos nossos amigos em casa, a energia boa que toma conta do ambiente e de todos é tão extraordinária que tudo vale a pena!
Ai vem o medinho “Puxa! Não sei receber direito!”
“Não vou convidar fulana porque na casa dela tudo é perfeito!”
Outra mentirinha que contamos para nós mesmos! Talvez o que falte é um pouco de orientação, dicas e ideias que um vez absorvidas por você vão despertar sua criatividade e mostrar que receber amigos em casa é uma tremenda terapia de sucesso! Você só tem a ganhar!
Cada qual tem seu estilo, bem como amigos das mais variadas personalidades, mas não há quem resista a uma casa florida, ou com velas (dependendo do horário do encontro), com aromas no ar, com comidinhas coloridas e frescas, com uma boa bebida gelada…
Uma simples cesta de pão com patês variados pode ser um grande espetáculo! Tudo está na forma como você apresenta o que tem a oferecer.
É por isso que eu adoro fazer os treinamentos (que na verdade são mais consultorias!) para quem quer aprender um pouco sobre essa delícia que é receber pessoas em casa.
Há quem prefira que o treinamento seja fornecido para a funcionária doméstica, porque elas realmente curtem muito aprender o que sai do “arroz e feijão”… mas há muitos clientes que querem mesmo é ficar eles próprios recebendo essas orientações todas.
São os momentos em que vemos as louças existentes, os gostos, os conhecimentos sobre o que servir e como servir, os hábitos e, em nenhum dos casos (realmente nenhum!) meus especiais Clientes não passam a quebrar o tabu de que não podem receber os amigos ou não sabem recebe-los… ao contrário… a partir daí abrem-se as portas para momentos divertidos, recheados de memórias e dentro de um cenário delicioso!
Me sinto muito bem doando aos meus amigos o carinho que tenho por eles, pois é o carinho que faz com que eu me pegue olhando um drink novo ou um canapé diferente e já imaginando que “fulano” vai adorar!
Não há como não passar a ter um olhar mais apurado ao belo, ao gostoso e também ao criativo… vira um hábito, certamente um hábito saudável.
Provavelmente você vai se viciar em oferecer amor, pois receber as pessoas em nossa casa, é, acima de tudo, a maior prova de respeito e amor que você pode oferecer, pois, cá entre nós, não abrimos as portas da nossa casa e oferecemos nosso melhor a quem não merece!
Com isso vamos criando essa corrente maravilhosa que é cuidar com carinho uns dos outros, aliviando as pressões, oferecendo pequenos prazeres…
Fica a dica…
Chris Craveiro
Comentários